Caminho da Fé: viagem pelos encantos da simplicidade

Rotas Cicloturistica

Se você busca uma experiência de aprendizado e reflexão, você precisa conhecer o Caminho da Fé, uma viagem que te conecta com a natureza, com a espiritualidade e com seu próprio eu.

O que é o Caminho da Fé?

O projeto do Caminho da Fé teve como inspiração o Caminho de Santiago da Compostela, na Europa.

São mais de dois mil quilômetros que compõem a sua estrutura atual e te levam por entre montanhas, cachoeiras, estradas de terra e várias pequenas cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Seu mapa completo é formado por diferentes ramais, sendo que o trecho principal começa na cidade paulista de Águas da Prata.

O destino de todos eles é o Santuário Nacional de Aparecida, que é o maior entre todos os espaços religiosos do Brasil. Esse templo sempre recebeu muitos peregrinos e o projeto “Caminho da Fé” permitiu dar um suporte melhor para essas viagens, com mais infraestrutura e informação.

Caminho da Fé: Uma experiência transformadora

Durante o percurso, você seguirá setas amarelas, que te acompanham por toda a trajetória e evitam que você se perca.

Entre as subidas e descidas das montanhas, superando as adversidades do caminho, você vai aprendendo o valor da simplicidade. Tudo o que você precisa vai caber na sua mochila: uma verdadeira lição de desapego.

Ajudando a desenvolver a economia das pequenas cidades, você vai conhecendo cada uma e descobrindo mais sobre seu povo, costumes e culinária.

Além disso, a experiência cultural torna-se ainda mais rica, isto é porque você também encontrará peregrinos de diferentes lugares do Brasil e do mundo. São pessoas que embarcam nessa jornada com diferentes motivações.

Aos poucos, contemplando as magníficas paisagens, sentindo o aconchego dos pontos de apoio e das comunidades, você vai trabalhando seu corpo e sua mente em um processo de profunda reflexão e autoconhecimento.

A Rota Principal do Caminho da Fé: De Águas da Prata à Aparecida.

Quando Almiro José Gings, um dos idealizadores do projeto do Caminho da fé, andava pelos caminhos milenares de Santiago da Compostela, na Europa, ele não imaginava as belezas deslumbrantes que existem aqui no nosso país.

Caminho da Fé, Serra dos Limas.

Ele conta que pensou que o modelo do caminho europeu poderia funcionar no Brasil, primeiramente porque naquela época muitas pessoas já faziam longas peregrinações em direção à Aparecida do Norte.

Sendo assim, ele decidiu conhecer um trajeto que ligava Águas da Prata à Aparecida, e ficou fascinado com o que viu.

Depois disso, ele juntou um pequeno grupo e formou a Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

A partir de então, eles começaram a desenvolver o que viria a se tornar o ramal principal do projeto. Atualmente, essa trilha passa por várias cidades. Confira a seguir as cidades mais relevantes e seus principais atrativos.

Lista com Pousadas e Serviços